Associação nacional das instituições do mercado aberto ( ANDIMA )


Associação Nacional das Instituições do Mercado Aberto ( ANDIMA )

Entidade civil sem fins lucrativos, a Andima foi criada em 1971 e reúne cerca de 270 instituições financeiras, incluindo bancos comerciais, múltiplos e de investimento, corretoras e distribuidoras de valores. Mais que um instrumento de representação do setor, a Andima se destaca como uma importante prestadora de serviços, oferecendo suporte técnico e operacional às instituições, fomentando novos mercados e trabalhando pela integração do Sistema Financeiro Nacional.

Desde que foi criada, a Andima sempre atuou em conjunto com os protagonistas do mercado financeiro brasileiro. De um lado, as autoridades da área econômica, representada pelo Banco Central. De outro, as instituições e demais associações da área financeira. A primeira parceria resultou, em 1979, em uma iniciativa pioneira: o Selic – Sistema Especial de Liquidação e Custódia, um dos mais modernos e sofisticados sistemas eletrônicos de negociação de títulos públicos do mundo. A Segunda deu origem, em 1986, à Cetip – Central de Custódia e de Liquidação Financeira de Títulos, entidade de padrão internacional voltada à negociação de títulos privados.

Ambos os sistemas garantiram segurança, transparência e agilidade às operações financeiras realizadas no Brasil, substituindo títulos e cheques por registros eletrônicos controlados por terminais de computador.

O sucesso obtido com o Selic e a Cetip motivou a criação, em 1997, da RTM – Rede de Telecomunicações para o Mercado, uma rede de tecnologia multimídia que interliga mais de 200 instituições financeiras e provedores de informações via canais exclusivos de fibra ótica, pelos quais trafegam dados, voz e imagens em alta velocidade. No ano passado, a Andima firmou convênio com a Embratel para estender os serviços da RTM, antes disponíveis apenas no eixo Rio-São Paulo, a todo o território nacional.

Também no ano passado, a Andima deu uma importante contribuição ao processo de auto-regulação do mercado financeiro brasileiro, ao reformular o seu Código de Ética, que estabelece padrões de conduta, e lançar o COM – Código Operacional do Mercado, que reúne práticas e procedimentos a serem observados pelos participantes do setor. Em reconhecimento à sua representatividade, a Andima foi oficialmente indicada, pelo Banco Central, como responsável pela divulgação diária dos preços praticados no mercado secundário de títulos públicos.

No início deste ano, a Andima lançou o Timbre – Administradora de Recebíveis, empresa cujo propósito básico é contribuir para o ressurgimento do mercado de cessão de crédito no país, oferecendo segurança e transparência às operações, através da certificação dos contratos transacionados.

O suporte técnico oferecido pela Andima engloba monitoração diária do comportamento do mercado, com a difusão de dados estatísticos; acompanhamento da legislação; elaboração de análises, estudos e relatórios sobre temas econômicos relevantes; e um dos mais completos bancos de dados do país, disponível para toda a sociedade através de publicações ou meio eletrônico. Além disso, a Andima desenvolve um abrangente trabalho na qualificação de profissionais para a área financeira, mantendo um programa permanente de treinamento que inclui, atualmente, dois MBA Finanças, fruto de convênios com o Coppead/UFRJ, no Rio de Janeiro, e a Universidade Mackenzie, em São Paulo.

O atual presidente da Andima é Edgar da Silva Ramos (Senior S/A CCTVM)) e os dois vice-presidentes são Alfredo Neves Penteado Moraes (Banco ABC Brasil S/A) e Concetto Mazzarella (Égide CTVM Ltda). A atual diretoria é composta pelos seguintes membros:

Antônio Pavão (Banco Bradesco S/A)
Gonçalo Cristovam Meireles Dias (Banco Banif Primus S/A)
José Cláudio Arouca (Banco Itaú S/a)
Luis Felippe Índio da Costa (Banco Cruzeiro do Sul S/A)
Reinaldo Le Grazie (Lloyds TSB Bank Plc)
Reinaldo Pereira da Costa Rios (Unibanco S/A)
Ricardo Washington Gonzaga Braga (Citibank DTVM S/A)

A sede da Andima fica no Rio de Janeiro, na avenida República do Chile, 230 – 13º andar – CEP: 20031-170 – tel: (21) 814.3800 – Fax: (21) 220.7537. Neste mesmo endereço funciona também a Rede de Telecomunicações para o Mercado (RTM). O telefone é o (21) 814.3883 e o fax é (21) 814.3940.
O Centro de Treinamento também fica no Rio de Janeiro, na rua Uruguaiana, 10 – 24º andar – CEP: 20050-090 – tel: (21) 509.6545 – Fax: (21) 507.3973.
Em São Paulo, o escritório da Andima funciona na rua Líbero Badaró, 377 – 4º andar – CEP: 01074-900 – tel: (11) 3115-1313 – fax: (11) 3106-6004 – E-mail: andima@andima.com.br – www.andima.com.br

Comments are closed.