Governança Corporativa


IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa

IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa é o único órgão criado com a meta principal de contribuir para otimizar o conceito de Governança Corporativa nas empresas do país. Ao abraçar esta missão, o Instituto visa cooperar com o aprimoramento do padrão de governo das empresas nacionais, para seu sucesso e perpetuação. A boa Governança Corporativa assegura aos sócios equidade, transparência e responsabilidade pelos resultados (accontability).

Histórico

A história do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa – IBGC está intrinsecamente ligada a um grupo de empresários, membros de conselhos, executivos, consultores e estudiosos de administração empresarial, que o fundaram em 27 de novembro de 1995.

A primeira denominação adotada foi Instituto Brasileiro de Conselheiros de Administração, com foco no Conselho de Administração, mas com o alargamento de suas preocupações, para abranger também os acionistas, o Diretor Executivo, o Conselho Fiscal, a Auditoria independente, no início 1999 a entidade passou a denominar-se Instituto Brasileiro de Governança Corporativa – uma sociedade civil de âmbito nacional, sem fins lucrativos.

Desde o início, o Instituto, através de seus conselheiros e diretores, acompanha de perto as entidades do exterior, visando manter-se atualizado e integrado com as situações que ocorrem em outros países. Atualmente, entre outras, essas entidades são a National Association of Corporate Directors, dos Estados Unidos; o Institute of Directors, de Londres, Inglaterra; o Styrelse Akademien, da Suécia, assim como a Harvard Business School e Wharton School, dos Estados Unidos; o Instituto de Estudios Superiores de la Empresa, da Espanha; o Family Business Network, de Lauzane, Suíssa; o International Corporate Governance Network, de Londres, Inglaterra; o Family Firm Institute, de Boston; e o Global Corporate Governance Research Center, de Nova York, Estados Unidos.

Relaciona-se também com o Banco Mundial e a OCDE – Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico, com quem o Instituto participou na Organização da “The Latin American Corporate Governance Roundtable”, realizada em São Paulo, em abril de 2000.

O reconhecimento internacional do instituto como entidade brasileira representativa da Governança Corporativa é um fato já consolidado, que inclusive traz a possibilidade de participação em eventos específicos no Brasil e no exterior, em benefício dos próprios associados.

Objetivos do IBGC
· Divulgar idéias e conceitos sobre Governança Corporativa.
· Contribuir para a otimização da Governança Corporativa nas empresas.
· Tornar-se um importante fórum para assuntos relativos à Governança Corporativa.
· Formar profissionais qualificados para atuação em conselhos.
· Desenvolver a capacitação e o aperfeiçoamento profissional da atividade no que se refere às boas práticas de Governança Corporativa, sejam eles acionistas, sócios, cotistas, associados, diretores, membros do Conselho de Administração ou afins, para que adotem ou aprimorem essas boas práticas.
· Desenvolver a competência na atividade de Conselho para empresas e instituições que objetivam promover um sistema de excelência de gestão.
· Promover pesquisas sobre o tema.

Uma das principais realizações
· Código
O primeiro Código Brasileiro das Melhores Práticas de Governança Corporativa foi elaborado pelo IBGC com base na lei das sociedades anônimas e na análise das discussões e conclusões de um representativo grupo de empresários reunidos em abril de 1997 no “Top Management Summit” na cidade de Itu, São Paulo. Também foram aproveitadas as sugestões de seus associados, consultados na fase prévia de pesquisa, assim como o trabalho publicado por Roberto Teixeira da Costa, sob o título “O Conselho de Administração – recomendações práticas para seu melhor funcionamento”. Foram ainda analisados 15 códigos internacionais de mesma natureza. O lançamento do código, ocorrido em maio de 1999, teve apoio da Bovespa – Bolsa de Diretores da CVM – Comissão de Valores Mobiliários e da Abrasca – Associação Brasileira das Companhias Abertas.

Para informações adicionais contactar:

IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa
Av. das Nações Unidas , 12551 – 25º andar – sala 2508
04578-093 – São Paulo, SP
Tel: (11) 3043-7008 - Fax (11) 3043-7005
www.ibgc.org.br - ibgc@ibgc.org.br

Comments are closed.